1 – A Recuperação de Crédito

Apesar da dificuldade financeira que assola nosso país, quando uma empresa de cobrança é acionada visando recuperar o crédito, é possível, na maioria das vezes, reduzir a inadimplência em até 65% nos primeiros 3 (três meses). Negociando caso a caso, com sua peculiaridade e atenção devida.

Sendo proposta a negociação amigável e não obtendo êxito nesta é possível o ingresso da ação judicial. Informando ao devedor os custos e os riscos oriundo da judicialização da dívida, como penhora de bens, contas bancárias, imóveis, restrições em CNH, entre outras medidas típicas e atípicas, amparada nas decisões mais recentes dos Tribunais Superiores.

2 – A Empresa de Cobrança

Quando a cobrança é realizada por uma empresa especializada, são utilizadas estratégias que visam a recuperação do crédito de forma mais rápida, bem como termos jurídicos que orienta o devedor quais são os riscos e consequências de manter-se inadimplente.

Saiba que a contratação de empresa de cobrança pode reduzir de forma considerável a inadimplência de seu Condomínio ou Empresa, tendo em vista que os profissionais que exercem a atividade na empresa trabalham de forma especializada no assunto, diferentemente da cobrança feita pelo Sindico, Conselho Fiscal, Departamento Financeiro, Jurídico, entre outros.

3 – Agilidade. 

A empresa de cobrança segue um script. Primeiramente são utilizados meios de contato com o devedor, seja via telefone, (sms / whats app / ligações), bem como por email, cartas, notificações e em alguns casos até a visita pessoal ao devedor. Confiar a inadimplência de seu Condomínio ou Empresa para uma empresa de cobrança especializada produz resultados rápidos e com baixo custo ao Credor.

O envio de cartas e notificações, bem como contato telefônico direto com o devedor é uma excelente ferramenta para abrir portas a uma composição amigável.

O tempo para realização de cobranças é primordial para o seu sucesso. Alguns devedores veem que a situação está complicada, porém não demonstram interesse em pagar a dívida. Continua residindo no seu condomínio como se nada estivesse acontecendo e no caso de empresas, mantêm-nas abertas por um tempo ou logo em seguida fecham as portas, priorizando alguns credores.

Dessa forma, mostra-se o quão é importante que a cobrança seja feita de forma rápida e efetiva, pois a demora pode ocasionar situações frustrantes para o condomínio ou empresa, resultando em um processo de cobrança lento.  

4 – Baixo Custo.

O baixo custo com a contratação da empresa de cobrança se inicia pela redução ou mudança no quadro ou atividades dos funcionários.

Muitas empresas contratam um profissional do setor financeiro somente para realizar as cobranças, sendo que, confiando a cobrança a uma empresa especializada, este colaborador poderia estar sendo usado em outras atividades.

No condomínio não é diferente, ocorre que o sindico, conselho fiscal ou administrador deixa de exercer suas atividades na plenitude para se ater as cobranças dos condôminos.

Ademais, quando se trata de cobrança amigável ou judicial os honorários são cobrados do devedor, conforme aduz o Código Civil/2002, artigos 389 e 395, quando determina expressamente a obrigação do devedor em pagar os honorários advocatícios originados pelo descumprimento da obrigação, independente da propositura de ação judicial, vejamos:

Art. 389: Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

 Art. 395: Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários do advogado.

Com o envio da inadimplência para uma empresa de cobrança o sindico, o empresário e seus colaboradores têm tempo para focar em tarefas do condomínio ou empresa. Assim, a cobrança fica aos cuidados de profissionais experientes focados somente na cobrança.

5- Sigilo das informações.

A empresa de cobrança, mantém todos os dados e informações a respeito do débito em sigilo, evitando a exposição do devedor. Não restam dúvidas que no mundo corporativo/negócios o sigilo é uma das ferramentas primordiais de sobrevivência. Em razão disso, todos os dados são cuidadosamente armazenados em nosso sistema.

6 – Serviços de Cobrança integrados.

Não havendo êxito na recuperação do crédito de forma amigável (cobrança extrajudicial) é apresentada proposta para prosseguimento pela via judicial. Dessa forma, o serviço funciona observando as decisões judiciais dos tribunais superiores, bem como as legislações vigentes.

7 – Experiência.

A SM – Assessoria e Cobrança Especializada atua na área de assessoria e cobrança desde 2013, realizando a cobrança extrajudicial, judicial e preventiva, com o suporte do Escritório Senarga Martins – ADVOGADOS. Prestamos esse serviço para diversos condomínios e empresas localizados no Estado do Ceará.

Ainda tem dúvidas ou deseja saber mais? Entre em contato conosco.

www.smcobranca.com

E-mail: direcao@smcobranca.com

Telefone Fixos: (85) 3104-4080

Telefone Celular: (85) 9.9839-2959 (whats app)